Instalação do Debian -- Passo a Passo

Introdução.

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre.
Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar.

Para maiores informações visite A FAQ (perguntas freqüentes) do Debian GNU/Linux.
Clique aqui para visitar.

1º Parte --- Obtendo o Cd de instalação...
Baixe a Isso em: http://www.br.debian.org/CD/http-ftp/#stable
Após o download grave em um disco, prossiga com o restante do tutorial.

2 º Parte --- Começando.

Insira o Cd ou DVD contendo a imagem de instalação do sistema.
Quando iniciado aparecera uma tela como essa (Fig 1.1).

Fig. 1.1

Essa tela é na verdade um prompt onde podemos usar várias configurações de instalação, como instalar usando o instalador gráfico (Abordado em outro tuto), carregar configurações para quem esta tendo problemas com a instalação, por exemplo, ao tentar instalar uma tela preta aparece e não sai mais, pode ser problema com o seu gerenciamento de energia ou com sua resolução, pois bem é a partir desse prompt que temos a interface de instalação para usuários com pouco conhecimento e usuários experts.

Vamos fazer uma instalação básica do sistema, para isso aperte ENTER, ou digite install e aperte ENTER.
A primeira tela que aparece após os arquivos de instalação terem sidos carregados é a de “Choose Language”, aqui você escolhera qual a linguagem que deseja usar no seu sistema, para o nosso exemplo vamos usar “Portuguese (Brazil)” desça o cursor ate chegar à linguagem escolhida. (Fig 1.2) e pressione ENTER.


Fig. 1.2

A próxima tela que aparecerá esta perguntando com base na linguagem escolhida, em que país você esta, selecione Brasil e pressione ENTER. (Fig 1.3)

Fig. 1.3

Logo em seguida será carregada à tela pedindo para selecionarmos o layout de teclado, como meu teclado é ABNT2 escolhi, Português Brasileiro (br-abnt2). (Fig 1.4).


Fig. .14

O sistema tentará detectar o seu hardware. (Fig 1.5)

Fig.1.5

Se você possuir um serviço de DHCP rodando em seu router ele vai configurar o seu endereço Ip automaticamente caso contrario ele vai exibir a seguinte tela (Fig 1.6).

Fig. 1.6

Dizendo que a configuração automática de rede falhou, não se preocupe com isso agora, vamos resolver esse problema mais a frente, pressione Enter e vamos continuar com a nossa instalação.
A tela (Fig 1.7)


Fig. 1.7

Aparecera pedindo para você configurar a rede manualmente, caso você conheça o seu esquema de rede pressione Enter, caso contrario selecione a opção “Não configurar a rede agora”.
Vamos escolher o nome da nossa máquina, escolha um nome ou mantenha o nome sugerido pelo sistema “debian”. (Fig 1.8)


Fig. 1.8

Pressione tab e selecione continuar, pressione Enter.

3º Parte ---- Particionando o Disco Rígido.

Esse passo é de fundamental importância, alerto que o mesmo deve ser feito com estremo cuidado e atenção e ressaltar que o autor desse tutorial não se responsabiliza por qualquer dado perdido.
O particionador de discos será carregado (Fig 2.0)


Fig. 2.0

Opções:
Assistido – usar o disco inteiro --- “Essa opção usurá todo o disco rígido, caso você não tenha outro sistema operacional na sua máquina, e não possua conhecimentos sobre o particionamento manual do seu HD, poderá usar esta opção”.

Assistido – usar o disco todo e configurar LVM ----- mesma coisa da opção anterior, porém com uma diferença, ele instalara e ira configurar o LVM “é um recurso disponível no Linux que significa (Logical Volume Manager - Gerenciador de Volume Lógico)”, serve para redimencionar a partição caso o espaço fique pequeno.

Assistido – usar o disco todo e LVM criptografado ------- mesma coisa da opção anterior, porém além de instalar o LVM, ira criptografar todo o seu disco rígido, “Aconselhável somente para quem sabe o que esta fazendo”.

Manual. -------- Essa opção requer um pouco mais de conhecimento do usuário.

Para fins de conhecimento, vamos usar a opção Manual.

Depois de selecionado a opção manual a seguinte tela aparecera (Fig 2.1).

Fig. 2.1

A tela (Fig 2.2) aparecera perguntando como você deseja usar o espaço livre.


Fig. 2.2

Opções:

Criar uma nova partição --- Para criar uma partição manualmente
Particionar automaticamente o espaço livre --- O sistema ira analisar o espaço livre e com base nessas informações ira particionar automaticamente. “Recomendado para quem esta em dúvida de como particionar”

Para o nosso exemplo iremos usar a primeira opção “Criar uma nova partição”, selecione e pressione Enter.

Vamos adotar para fins de conhecimento o seguinte layout de particionamento.

100 MB para a partição de boot do sistema “Altamente recomendado para que usa LVM”

Digite 100 MB, “O sistema de instalação consegue identificar a moneclatura MB” (Fig 2.3).


Fig. 2.3

Pressione tab, selecione continuar e pressione Enter.

A tela (Fig 2.4).

Fig. 2.4

Aparecera perguntado o tipo da partição por padrão o GNU/Linux, aceita quatro partições primárias, para o nosso exemplo vamos criar duas partições primárias e o restante em partições lógicas.

Pressione Enter e a próxima tela que aparecera, perguntara se você deseja que a nova partição seja criada no inicio ou no final do espaço disponível, selecione inicio e pressione Enter.

Selecione “ponto de montagem”, conforme (fig 2.5) e pressione Enter.


Fig. 2.5

Na tela que se segue selecione /boot e pressione Enter, o sistema voltara para a tela (fig 2.5), selecione agora a opção “flag inicializável” e pressione Enter, feito isso selecione “finalizar a configuração da partição”.

Obs.: Anote o caminho da sua partição onde ficara o boot, vamos precisar dela mais para frente.

O Sistema voltara para o particionador de discos (Fig 2.0).

Vamos criar agora a partição de SwapÁrea de Troca” que vai auxiliar a memória RAM caso seja necessário.

Selecione novamente o espaço livre e pressione Enter.

Selecione “Criar uma nova Partição”, e vamos colocar para fins de aprendizagem 1 Gb, após digitado a quantidade, pressione Tab, selecione a opção continuar e pressione Enter.

Aparecera novamente a tela (Fig 2.4), vamos repetir os passos mencionados no item anterior, quando aparecer a tela (Fig 2.5) selecione “usar como:” e escolha a opção “área de troca”, pressione Enter, logo em seguida selecione a opção “finalizar a configuração da partição”.

O Sistema voltara para o particionador de discos (Fig 2.0).
Selecione novamente o espaço livre e pressione Enter.

Vamos criar a partição /home, fora da partição raiz /, essa atitude é altamente recomendada, se possível em outro HD.

Selecione “Criar uma nova Partição”, seria interessante colocar uns 40 ou 50 % do espaço livre para essa partição, visto que é nela que ficaram todos os arquivos e configurações dos usuários do sistema, depois de digitado a quantidade, pressione Tab, selecione a opção continuar e pressione Enter.

Vamos escolher agora como tipo de partição “Lógica”, pressione Enter, novamente selecionamos “inicio” e pressione Enter.

Na tela (Fig 2.5), selecione a opção “ponto de montagem”, pressione Enter e escolha a opção /home, pressione enter novamente e depois selecione “finalizar a configuração da partição”.

O Sistema voltara para o particionador de discos (Fig 2.0).
Selecione novamente o espaço livre e pressione Enter.

Vamos criar agora a partição raiz /, essa precisa para funcionar corretamente com um sistema básico, somente de 300 MB, mas vamos usar para fins de aprendizagem todo o espaço livre restante.

Selecione criar uma nova partição, deixe o espaço livre, aperte tab e selecione continuar, crie a partição como lógica, na tela aparecera já estará selecionado como ponto de montagem a partição raiz /, somente selecione a opção finalizar a configuração da partição.

Lembrando que estamos usando o sistema de arquivos ext3, padrão do Debian, esse sistema de arquivos oferece suporte a Journaling.

Agora selecionamos a opção “Finalizar o particionamento e gravar mudanças no disco”.

A tela (Fig 2.6).


Fig. 2.6

Aparecera informando todas as mudanças feitas no disco rígido, caso esteja tudo correto selecione sim e pressione Enter.

O sistema ira formatar as partições.

4º Parte ---- Configurações de Usuários

Logo após a formatação dos discos, o sistema pedira pra que você selecione o seu fuso horário, escolha o que for apropriado pra você e pressione Enter.

O próximo passo será o de cadastramento da senha de root, escolha uma senha, pressione Enter, o sistema vai pedir para que você confirme a senha.

Agora um passo de fundamental importância, a criação de um usuário, esse processo é importante para evitar que você sempre efetue login como super-usuário do sistema, podendo assim acidentalmente danificar o seu sistema ao executar um comando errado.

Digite o seu nome complete (Fig 2.7).


Fig. 2.7


Pressione enter, digite o seu nome de usuário (login) (Fig 2.8),

Fig. 2.8

Pressione enter, digite as senhas para o seu usuário e pressione enter (Fig 2.9).

Fig. 2.9

5º Parte ---- Instalação do sistema

Após a configuração de usuários o sistema começa a instalar o sistema básico. (Fig 4.0)


Fig. 4.0

Uma tela (Fig 4.1) aparecera perguntado se você deseja utilizar um espelho de rede.


Fig. 4.1

Explicação básica sobre espelho de rede ---- “Este espelho é um servidor contendo os pacotes de instalação do Debian mais atualizados, se você optar por utilizar esse espelho ele tentará conectar-se ao servidor e instalar essas atualizações, a escolha desse processo torna a instalação mais lenta, porém instalará o sistema já atualizado”

Como ainda não configuramos a nossa rede e podemos fazer essas atualizações mais tarde, quando o sistema já estiver instalado, vamos escolher a opção “não”.

Mesmo você escolhendo a opção não o sistema tentará acessar as atualizações de segurança (Fig 4.2), como não configuramos a rede e podemos instalar essas atualizações depois, selecionamos a opção “continuar”.

Fig. 4.2

A próxima tela que aparecera é a do “Popularity-contest” , que nada mais que um programa que envia estatísticas anônimas para os desenvolvedores do Debian, sobre quais os programas mais usados. Fica a seu critério escolher sim ou não.


Aparecera a tela de seleção de software (Fig 4.4).


Fig. 4.4

Se você estiver instalando o sistema em um desktop, selecione a opção Ambiente Desktop, para instalar alguns aplicativos e o servidor X.

Caso esteja instalando em um Notebook Escolha a opção Laptop, para instalar alguns aplicativos para laptop’s e o Servidor X.
Feito isso pressione Enter, e aguarde o sistema ser totalmente instalado.

No final da instalação ele perguntara se deseja instalar o grub na MBR (Fig 4.6), como criamos uma partição separada para o boot, vamos escolher a opção “não” na tela que se segue você terá que digitar o caminho da partição criada no meu caso /dev/sda1.

Fig. 4.6

Quando a instalação tiver terminado o retire o CD-ROM reinicie a máquina e bom proveito.


Espero que tenham gostado, e que enviem suas dúvidas, críticas ou sugestões.

 
Copyright (c) 2011 Filizola Home.