Cores no top

Deixando o top colorido

Introdução

O comando top é usado para vermos os programas em execução e parados, o quanto de CPU esta sendo utilizado, quantidade de memória sendo utilizada, ele é um programa que continua em execução e para sairmos basta pressionar a telca q.

Abra o Consele caso você esteja em modo gráfico e digite o comando top, caso esteja em modo texto faça o login com seu usuário e senha, logo após chame comondao top.
Uma tela como a imagem abaixo aparecerá logo após ter chamado o comando.


(Imagem 1) Tela com o comando top

Prescione as teclas Shift + Z
uma tela como a da imagem abaixo ira aparecer.


(Imagem 2)

Nesta tela podemos configurar as cores que desejamos.
Escolhemos o seção que queremos modificar a cor (S= Sumary data, H= Column Heads, M=Messages/Promps, T= Task Information).
Logo após prescionarmos a letra correspondente ao local que queremos modificar, podemos escolher a cor (0=black, 1=red, 2=green, 3=yellow, 4=blue, 5=magenta, 6=cyan, 7=while).
Presscione a tecla correspondente a seção desejada logo após prescione o número correspondente a cor que você deseja, observe que no topo da tela as cores vão mudando de acordo com que você está alterando.

Para testarmos vamos adotar a seguinte configuração.
T = 4
S = 4
H = 2
M = 3

O resultado final ficara como o mostrado na imagem abaixo.


(Imagem 3) Tela de configuração de cores


(Imagem 4) Tela do top alterado

Agora você deve estar se perguntando como faço para que isso fique setado como default para toda vez que o comando top seja chamado ele apareça colorido, nas cores que você escolheu, bom caros amigos isso é fácil, na tela onde configuramos as cores, logo após terminarmos prescione a tecla w, logo após executar esse procedimento um arquivo chamado .toprc será salvo no seu diretório de usuário, assim toda vez que o comando top for chamado ele irá ler o arquivo de configuração.
 
Copyright (c) 2011 Filizola Home.